Alimentos com corante amarelo

A tartrazina é um corante muito utilizado para colorir alimentos artificialmente. Seu uso é permitido por lei, mas o fabricante é obrigado a informar a presença deste corante com a seguinte frase no rótulo: “Este produto contém corante amarelo de tartrazina”.


Estudos realizados nos Estados Unidos, desde a década de 70, mostraram que este corante pode causar urticária e angioedema (inchaços). A urticária e/ou angioedema causada pelo corante não se desenvolve por mecanismos alérgicos. Na prática, isso quer dizer que os sintomas geralmente não aparecem imediatamente após a ingestão. A urticária/angioedema pelo corante é dose-dependente, ou seja, quanto maior a quantidade de corante ingerida, maior a chance do aparecimento das lesões.


O diagnóstico dos pacientes com intolerância ao corante é feito por meio da história clínica e do preenchimento de um diário de 24 horas, no qual o paciente anota tudo o que ingeriu nas 24 horas que antecederam a crise, inclusive medicamentos. Confira Como fazer um diário das crises.

O tratamento desses pacientes consiste principalmente na exclusão do corante da alimentação, isto é, evitar completamente o uso de alimentos artificiais / industrializados que contenham o amarelo de tartrazina. Em alguns casos, existe a necessidade do uso de anti-histamínicos.

É importante ressaltar que nem todos os alimentos de cor amarela contém tartrazina, e que alimentos de outras cores (por exemplo: verde, vermelho, laranja, azul, roxo) podem contê-lo. Por isso, é muito importante ler os rótulos. Importante lembrar que os alimentos coloridos naturalmente, como frutas, verduras estão liberados.



A lista consta as marcas mais consumidas, mas não exclui outros produtos não citados.

Colaboradora: Dra. Paula Sian Lopes, Médica Dermatologista, CRM 111963

Fontes:
ANVISA
Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives

Nenhum comentário:

Postar um comentário